Festival Internacional de Documentários

Placeholder visual for visoes-do-mar

Um chamado cinematográfico urgente pelos oceanos, suas tradições e comunidades guardiãs.

De 18 à 26 de novembro de 2025, a cidade de Niterói (RJ) foi palco da 1ª edição do VISÕES DO MAR – Festival Internacional de Documentários de Niterói, um encontro especial entre cinema, identidade, territórios, maretórios e urgência ambiental.

Com curadoria inédita voltada à produção documental que aborda os oceanos - e suas comunidades costeiras, as diásporas transatlânticas e suas lutas por reconhecimento, os povos tradicionais na defesa da justiça socioambiental, as comunidades científicas e ambientalistas - o festival busca provocar reflexões e visibilizar  histórias reais diante dos desafios do nosso tempo.

Métricas do Festival Visões do Mar:

  • 42 documentários (10 filmes internacionais e 32 brasileiros)
  • 10 salas de cinema e espaços culturais de Niterói. Tais como: Sala Nelson Pereira dos Santos, CineArte UFF, MAC, Macquinho, Casa Doc, Ecomuseu Sueli Pontes, Casa Norival de Freitas, Quilombo do Grotão, Barracão de Pescadores da Prainha de Piratininga, além de escolas da rede pública como o Colégio Almirante Tamandaré
  • 2 espaços do Rio de Janeiro: Aldeia Maracanã e Centro Cultural da Justiça Federal
  • 1.200 pessoas comparecendo às exibições presenciais
  • +5.000 usuários da Bombozila.com assistiram os filmes online 
  • 720 mil visualizações em reels e posts no Instagram e website
  • 25 profissionais envolvidos - 80% de Niterói

O festival contou com a presença de 6 diretores e diretoras que debateram seus filmes com o público, 3 cientistas da UFF - que trabalham com o tema dos oceanos e microplástico, e deram palestras para estudantes, 1 escritor local que lançou seu novo livro sobre a praia de Itaipu em uma das nossas sessões, 1 exposição de arte de pescadores aberta ao público, e finalmente 1 cantor e compositor local que se apresentou na noite de encerramento do festival.

Além de tudo isso, ainda tivemos 3 noites de masterclasses com realizadoras de renome de Niterói e Rio de Janeiro. Foram oferecidos conteúdos sobre: produção executiva internacional, distribuição de impact social, e desenvolvimento de projetos documentais. As atividades foram oferecidas garantindo mais de 70% de participação de realizadores e estudantes da cidade de Niterói.

Leia o texto que o escritor e historiador Victor Andrade de Melo escreveu sobre o Festival Visões do Mar. Clique aqui para abrir a resenha.

Toda a programação do Festival Visões do Mar de 2025 está disponível para consulta e memória no site oficial do projeto, que você acessa clicando aqui.

Assista o after-movie do Visões do Mar com registros dos 10 dias de projeções, oficinas, masterclasses, e atividades audiovisuais e ambientais diversas


O Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói de 2025 foi uma produção da Bombozila.com e da Casa Doc, com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. Contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria das Culturas (SMC Niterói) e da Secretaria Municipal de Economia Criativa e Ações Estratégicas da Prefeitura de Niterói (SECAE).

Casa Doc

Um projeto da produtora audiovisual e plataforma de streaming: Bombozila

Siga-nos

© 2026 Bombozila. Todos os direitos reservados.