Missão
Pelo fortalecimento do documentário de impacto social em Niterói
A Casa Doc nasce do compromisso com o cinema documental como ferramenta de transformação social, encontro comunitário e afirmação de direitos. Instalados em Niterói, na região oceânica da cidade, acreditamos que desenvolver o documentário é fortalecer as vozes que narram as urgências e as potências de nosso tempo — especialmente aquelas historicamente marginalizadas.
Nosso trabalho se fundamenta na convicção de que histórias reais movem sociedades, geram empatia, criam consciência crítica e inspiram ação coletiva. O documentário é para nós, esta tecnologia social que articula educação, cultura, participação cidadã e desenvolvimento comunitário.
Apostamos também na construção de um ecossistema audiovisual sustentável, democrático e inclusivo, que amplie oportunidades para realizadores, novos talentos e comunidades; que impulsione a circulação de filmes; que provoque reflexões profundas no local e no global; e que contribua para o avanço de políticas públicas e da economia criativa na região.
Por isso, listamos nossos compromissos de trabalhar pelo desenvolvimento do segmento de documentário de impacto social. Entendendo que esta construção depende de alianças, processos participativos e prática constante de aprendizagem, articulação e compartilhamento.
Nossos Compromissos
1. Fortalecer a comunidade realizadora
Promover encontros, eventos, oficinas, laboratórios, masterclasses e espaços de troca que profissionalizem, conectem e potencializem documentaristas, coletivos e produtoras independentes.
2. Incidir no debate sobre políticas públicas para o documentário
Participar de debates com realizadores, instituições, gestores e sociedade civil, contribuindo na formulação, aprimoramento e defesa de políticas que ampliem acesso a recursos, formação, distribuição e circulação de documentários de impacto social.
3. Formar jovens para o mercado audiovisual
Desenvolver programas educativos e de formação técnica para novas gerações, com foco especial na linguagem documental, fortalecendo competências artísticas, éticas e profissionais e estimulando trajetórias criativas de novos realizadores.
4. Desenvolver e ampliar plateias
Realizar projeções regulares, cineclubes comunitários, debates e ações culturais que levem filmes a públicos diversos, fomentando uma cultura de apreciação crítica do documentário e ampliando sua presença no cotidiano das salas de cinema, escolas e espaços culturais.
Equipe Instituto Casa Doc